Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Não me engana porque eu já faço isso

Ninguém engana ninguém.
A bem da verdade não era assim que eu ia começar o post. Porque não somos enganados mas nos deixamos enganar. A mentira está ali para quem quiser acreditar nela e aí ela passa a ser a verdade de quem acredita.
Eu fico com aquela cara perplexa, de vítima idiota que pensa que fulano não seria capaz de fazer, falar, sei lá o que...mas está lá para quem quiser acreditar.
A minha verdade é negar aquela mentirada toda e consequentemente, me colocar no lugar da enganada. Não que fulano tivesse me enganado, ele apenas manifestou a verdade dele. E eu me deixei enganar, acreditando nela.
Confuso, né?
Mas partindo do princípio de que o pior cego é aquele que não quer ver, prefiro achar que o mais sábio é aquele que transforma a mentira do outro na sua verdade mais conveniente.
Difícil é você não saber o que fazer com essa realidade, que já não sabe mais se é verdade ou mentira, mas que lateja por ser dúbia, ilusória, ameaçadora, desconfiada e triste.
A certeza da traição revela não o lado sórdido do outro mas o lado ingênuo seu.
Quando a gente sai do lugar de vítima percebe que o outro só nos enganou porque somos "enganáveis". se a gente só está onde se coloca, é questão de sair desse lugar de enganável e tornar-se alguém que não se engana nem é enganado.
A fórmula talvez seja simplesmente acreditar única e exclusivamente em si. O que o outro faz deixa de nos atingir e transforma-se em responsabilidade, única e exclusivamente do outro.
O que o outro fez não foi comigo, não foi pra mim. É dele, e consequentemente vai respingar nele, o dono da mentira no caso, porque o dono da verdade simplesmente se cala.
Verdade é algo que não precisa explicar, ela é. A mentira é uma sequência de histórias para quem quiser ouvir.
E você? É dono da sua verdade ou vive das mentiras alheias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário