Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de maio de 2013

Época de provas e provações

Principalmente nessa época, costumo dizer que estamos em período de provação e não de provas, porque a movimentação aqui em casa muda completamente.
Ainda não sei lidar com aluno que chega na semana da prova e não sabe a matéria que vai cair. Ou quando sabe, vai lá fazer uns exercícios e percebo que ele não consegue porque não entende nem o enunciado.
Quem está na "situação-problema" sou eu!
Então voltei lá e vi duas continhas feitas com capricho e resultado absurdo. Expliquei. Tem a insistência do aluno em convencer a si mesmo de que houve um engano, que o cálculo está certo, "mas foi isso que eu fiz!" e a constatação de que está tudinho errado.
Mais uma tentativa.
Cadê a mãe?
A "professora" segue impaciente e decepcionada com esse aluno mas a mãe está desesperada porque prevê horas de estresse programado até a partida para a escola.
E se a mãe não estressar? O aluno vai tirar nota baixa e o filho sofrerá consequências, como constrangimento perante os familiares e colegas, comprometimento na aprovação no final de ano, mais matéria para estudar na recuperação...
Mãe e filho, professora e aluno...funções que se misturam nessa manhã e que vão render ainda muito estresse, por não saberem, eles, quem são ou deveriam ser e poderem, enfim, exercer o papel que lhes cabem.
Função e papel: é isso! Quem é quem nessa história e o que pagarão pelo final nada feliz?
Mantenho vocês informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário